pH da água da piscina está adequado

pH da água da piscina está adequado

pH da água da piscina está adequado –  Como saber ?

Medir o pH da água da piscina é importante para garantir que está na faixa desejada e assim evitar problemas. Esse artigo explica como medir o pH da água da piscina e apresenta alguns cuidados para manter o pH na faixa desejada.

O pH é a medida de acidez ou alcalinidade de uma substância e pode variar de 0 a A água da piscina deve ter um pH entre 7,2 e 7,8 para evitar problemas.

pH da água da piscina está adequado
pH da água da piscina está adequado

pH da água da piscina está adequado –  Como medir? 

O primeiro passo é encher o tubo medidor com água da piscina e, em seguida, pingar ali algumas gotas do reagente. Agite o tubo e deixe a água descansar por um minuto. Leia o resultado na escala do tubo. Por fim, balançar o tubo para que se misturem e, então, observar o resultado na escala de cores e números. Como falamos, o resultado ideal é entre 7,2 e 7,6.

Cuidados para manter o pH na faixa desejada

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

Para manter o pH na faixa desejada, é necessário realizar a manutenção da piscina de acordo com as instruções do fabricante. Além disso, é importante controlar a alcalinidade e o cloro da água.

A alcalinidade é a capacidade da água de reagir com os íons hidrogênio (H+) e, quando está baixa, pode levar ao aumento do pH. Já o cloro é um elemento utilizado para matar bactérias e, quando em excesso, pode levar ao aumento do pH.

pH da água da piscina está adequado – Água mais turva? 

Com o pH baixo, as partes metálicas da piscina podem sofrer uma corrosão intensa, danificando os equipamentos; Ainda com o pH baixo, a água da piscina estará mais alcalina, o que compromete a eficácia dos produtos de desinfestação, deixando a água mais turva e gerando problemas de limpeza.
Já o pH acima de 7,8 pode interferir no processo de desinfecção dos derivados clorados, tornar a água turva e iniciar o processo de incrustações

É importante realizar a limpeza da piscina com frequência para remover produtos químicos e sujeira que podem interferir no pH. Também é importante evitar o uso de produtos que favorecem o aumento do pH.

pH da água da piscina está adequado
pH da água da piscina está adequado

Quais as formas de medir o pH?

O aparelho utilizado para medir o pH é o pHmetro ou peagâmetro. São aparelhos que medem a condutividade elétrica da solução e possuem uma escala já graduada em valores de pH. Coloca-se o eletrodo dentro da solução que deseja-se descobrir o pH e faz-se a leitura do peagâmetro.

pH da água da piscina está adequado – O que corrigir primeiro na água da piscina?

Quando for necessário corrigir o pH e a alcalinidade, primeiro deve-se corrigir a alcalinidade e depois o pH. Lembre-se e faça essas correções em duas etapas. A faixa ideal da alcalinidade deve ser de 80 a 120 ppm. A alcalinidade influência no pH.

 

Gostou ? Entre em contato

Tags: pH da água da piscina está adequado, pH da água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *